domingo, 3 de julio de 2011

Ano Novo 2010

Dezembro 31, 2009


Thainara Terena, a bela Miss Mato Grosso do Sul 2008

Olá companheiros, tudo bem?
Continuamos com a série Viagem no Tempo, Memórias duma Viagem, com relatos e fotos dos acontecimentos que se suscitaram no Mato Grosso do Sul, nas Aldéias dos Índios Terena.

Aquela noite, era noite de reveillon: o 2009 estava indo embora e o 2010 chegando carregado de expectativas.



O Cacique Edson e o irmão dele, Pagode, nos dizeram que a festa de ano novo era uma festa ótima, que desse ano ia ser melhor que todos os anos, já que tinham comprado muitos fogos artificiais, balões e enfeites.

Kenji e eu esperavamos com ansiedade.
Eu achava que ia presenciar uma festa com rituais terenas, com os nativos se vestindo com roupas tradicionais, ou uma celebração cultural diferente.
E sim, foi muito diferente.



Chegamos ao local, e tinham montado um palco, emcima dele haviam instrumentos musicais, uma bateria, um teclado, umas guitarras e microfones. Os músicos tocavam musicas evangélicas.


O pastor, celebrando o culto

Em baixo, um grupo de crianças e meninas dançavam coreografias estranhas, davam voltas, e levantavam os braços.


Dançavam coreografias estranhas, davam voltas e levantavam os braços...

O resto das pessoas que estavam assistindo ou ficavam sentadas, em bancas e cadeiras colocadas umas junto as outras, ou ficavam de pé, levantando os braços e cantando as musicas evangélicas.



Tenho que admitir que fiquei impressionado. Ninguém bebia cerveja, ninguém tinha vestimentas nativas. Era muito extranho ver todas aquelas pessoas indigenas, celebrando o ano novo com costumes totalmente alheias às suas.
Não conseguia acreditar o que meus olhos estavam vendo. E comecei a me sentir incomodado.



Ainda bem eu não era o unico que se sentia assim. O meu colega fotógrafo Kenji, também estava surpreso. Afortunadamente a namorada dele, apareceu do nada no meio do mato, subimos no carro dela e a gente foi procurar festa em outra aldéia.


Kenji

Em Ipegue encontramos a nossa amiga Thainara Terena, que foi Miss Mato Grosso do Sul no ano 2008, e fomos fora das aldéias, num postão, onde compramos cerveja e dançamos.

Thainara me pediu para dançar Chamamé com ela. Nossa, que vergonha, eu não sabia dançar, e ela me disse: seu ritmo é muito boliviano.
Senti-me emvergonhado, então comecei a estudar os passos, e em pouco tempo já tinha pegado o jeito. Logo fui, e levei Thainara para dançarmos. Dessa vez ela gostou, e as pessoas lá ficaram observando a gente dançar.

Finalmente voltamos as aldéias Terena, onde a festa já tinha terminado, e a gente foi descansar.
Achei muito triste que as culturas nativas não possam praticar os costumes delas pela religião. Cualquer religão, não teria que proibir os povos praticarem as tradições deles.
O idioma Terena está sumindo, já que os novos não querem aprender, e os costumes desses povos estão em risco de desaparecer.

Isso por hoje, obrigado pela visita!
Até mais!

Gustavo Zelaya
Fotógrafo

No hay comentarios:

Publicar un comentario