lunes, 1 de agosto de 2011

Casamento moderno na terra dos Terena

Fotografias: Arquivo, Janeiro 2010



Olá! Buenas noches meus caros e prezados leitores.
Passaram-se vários dias sem uma postagem, e foi por motivos de trabalho, fotografias e fotografias.

Retmomamos a história. Locação: território dos índios Terena. Aldéia: Bananal.



O porqué do título, é para comunicar desde já a aqueles leitores que talvez entraram esperando ver um ritual, alguma tradição Terena - para o casamento- , não se decepcionarem, como eu na época, ao ver a alienação religiosa que sofreu essa tribu indígena.

Tinhamos por costume acordar cedo, tipo 6 horas, ou 7. Mas aquéle dia acordamos tarde. Lavamos nossas roupas, e por volta das 10:30, Pagode, o dono da casa aonde estávamos hospedados, pediu para que o acompanhassemos; ele queria que a gente o acompanhasse na casa da frente, onde estavam se realizando os preparativos para o casamento que ia se realizar à noite.



Chegamos na casa, fomos recebidos pelos pais da noiva. Eles estavão preparando arroz e muita comida para todos os convidados ao casamento.

Aquela era temporada de chuvas, e aquela manhã choveu muito, muito forte. Ficamos em casa da noiva até a chuva passar.



Kenji combinou com os pais dela para fotografar o casamento, mesmo assim eu tirei algumas fotos aquela noite.



Kenji saiu cedo para tirar fotos da noiva. Eu cheguei pouco depois da cerimônia ter começado.
Como eu já disse em posts anteriores, 4 das 7 aldéias Terena eram evangélicas, então já sabia que o casamento não ia ser realizado segundo alguma tradição indigena, seria um casamento segundo os costumes dos crentes evangélicos.













Após a cerimônia, todos os convidados fomos para a casa da noiva, aonde ia ser realizada a recepção, a ceia, e a festa.

Tenho que ser enfático na minha posição, e dizer que não sou contra o progresso. Mas achei muito triste os povos nativos perderem os seus costumens, por uma religião, cualquer uma, que proiba eles de praticarem as tradições que durante séculos vieram se passando de geração em geração.

Mesmo assim, esse casamento fez parte das minhas aventuras em terras Terenas, e desejo expressar meus melhores desejos para os noivos que decidiram unir as suas vidas.

No seguinte post teremos mais fotos do casamento.

Até mais!
Gracias por su visita.

Gustavo Zelaya
Fotógrafo Profissional

No hay comentarios:

Publicar un comentario