domingo, 21 de noviembre de 2010

Aldéia: Jenipapo - fotos

Dezembro 2009


Cacique Edison tomando sol, o secado da pintura será mais rápido


Quando conhecí o Cacique Edison ele me ensinou a preparar uma pintura natural, uma tinta que, si aplicada no corpo, fica na pele por volta de 5 dias.
Esta tinta se obtém misturando o Jenipapo, -fruta de cor verde e mais ou menos do tamanho duma manga-, com carvão e água.

Eu vi um pé de Jenipapo no quintal do vizinho. Eu perguntei para Elvis se ele sabia as utilidades do Jenipapo. Ele me disse que sim, que na tribu dele, os Rikibatsa, também conheciam o processo de preparar a pintura.


Elvis subindo a árvore, no quintal do vizinho

Sendo assim, falei para Elvis prepararmos tinta de Jenipapo.

O proceso é simples. Você tem de ralar num prato ou recipiente a polpa da fruta, mas as sementes não. Apóas ralar o Jenipapo, você tem que espremir ésta polpa ralada, como se fosse um limão e coar.



Logo, pulveriza o carvão, quer dizer, temos de ter carvão em pó, machucando o carvão com uma pedra, por exemplo.
Mistura o suco do Jenipapo com o carvão. Ao contacto com o ar o suco do Jenipapo se oxida, e vai se tornando duma cor azul-preto.

Coloque um pouco de água, mas não muita já que a tinta fica fraca, assim como ficou a nossa, aquéle día que Elvis e eu tentamos fazer a nossa mistura.


Elvis, moendo o Jenipapo

Logo depois soubemos que é importante que o fruto esteja o mais verde possível, imaturo, pois é imaturo que pode fornecer a tinta que precisamos para pintarmos o corpo.



Se vocês fizerem a mistura do Jenipapo considerem éstes conselhos. Os nativos Terena não só utilizavam a pintura para rituais, ou quando se enfrentavam em guerra a outras tribus, se não, também para se proteger dos insectos, como mosquitos e pernilongos.


Rangú, pintando




Cacique Edison pintando a menina, Cidade de Goiás, Setembro 2009

atééé!
Gustavo Z.

No hay comentarios:

Publicar un comentario