lunes, 13 de septiembre de 2010

NATAL: À NOITE

NATAL, 24 DE DEZEMBRO À NOITE


Hola hola, pessoal, tudo bem? Depois de uma semana e pouco, de asuência, volto para contar-lhes as historias que aconteceram na Agua Bonita, aldeia indígena urbana em Campo Grande.

Após olhar a árvore coração, voltei pra casa, e fiquei deitado assistindo tevê, uma coisa práticamente improdutiva, já que não gosto de tevê e odeio aqueles especiais de natal, falsos e nojentos.
Eu ia achar, acasso, graça alguma vendo a Xuxa fazendo show, enquanto aqui fora os meninos estão esperando o retorno dum Papai Noel magro que fez eles sentir aquele espiritu de Natal?

O Cacique chegou da rua, e falou para a gente assistir a Paixão de Cristo, de Mel Gibson. Eu não tinha assistido, talvez por temor, já que sempre me falaram que era muito sangrenta.
Mesmo assim começamos assistir o filme. Foi bom, mas tivemos que parar porque tinhamos que acender a churrasqueira e preparar a carne: frango, linguiça, e bifes.

Muitas pessoas vieram à casa do Cacique Edison: parentes, amigos, conhecidos, e algum desconhecido, como era eu naquele então, para tuda a família dele.
Mas eu fiquei pensando no filme, é forte.
Fiquei pensando também que seria o meu primeiro natal fora de casa, longe da família.

Mas estava tranquilo. Falei para Edison que eu queria comprar uma garrafa de vinho pra fazer um brindi. Ele me falou que tuda a família dele era evangélica, assim que não bebiam álcool.

Antes da hora da janta, a gente rezou e eu rezei ao meu jeito. Era meia noite, e comimos bem.



Após o jantar, vi me rodeado de 3 mulheres Terena, que foram convidadas pela Xiomara, irmã do Cacique.

Senti-me confundido, elas tinham muita semelhanza umas com outras. Pareciam ser irmãs, mas eram amigas apenas.
Fui convidado por elas a fazer-lhes companhia. Tenho que admitir que fiquei nervoso, lógicamente elas não eram mulheres amazônicas, eram mulheres Terena, mas eu sentia que havia sido preso, como naquelas velhas historias de homens capturados pelas valentes e bravas mulheres da amazônia.



É bom deixar claro que só fiquei nervoso. Logo reflecti sobre o meu ignorante jeito de pensar, elas eram umas boas pessoas, e ficamos conversando e rindo até a uma e meia horas da manhã.

Pediram para tirar foto junto, e após a sessão, já que era tarde, fui descansar ao meu cuarto.



Deitado no chão, achei que possivelmente a árvore coração era um sinal. Mas eu não me sentia preparado essa noite, para ficar apaxionado.
Aliás, 5 meses depois, comprovaria mais uma vez essa teoria, mas essa é farinha dum outro costal.

Achei então, sem duvida, que aquela árvore, referia se ao grão coração que tem o povo brasileiro. Não estava errado. Aquela noite de natal foi muito bonita, e apessar das saudades pela minha família, já que não tinha me comunicado aquele dia, dormí tranquilo, feliz de passar o meu primeiro natal, nas distantes, calurosas e lindas terras do Brasil.



Até a próxima!

Gustavo Zelaya


Campo Grande, MS. 24 de Dezembro, 2009.

No hay comentarios:

Publicar un comentario